quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fenômeno Chico Gomes!

Alguns posts atrás falei sobre Marcus Miller, um dos melhores baixistas do mundo!

E agora venho falar de outro monstro! Porem esse é brasileiro, e tem uma técnica bem peculiar. Chico Gomes é de Santos e muitos "mais novos" deve conhecê-lo através de seu filho, Heitor Gomes, o baixista do Charlie Brown Jr.

Chico Gomes estudou durante muito tempo baixo acústico, e por uma necessidade passou a tocar baixo elétrico. Ele na verdade queria tocar a musica sozinho, simples assim. Porém o baixista por tocar um instrumento muito grave fica muitas vezes encarregado do acompanhamento, ou seja, ele faz a base para outro instrumento solar.

Chico Gomes até brinca em alguns momentos que ele não tinha musico que queria tocar com ele, então para poder sobreviver da musica ele precisou "se virar" e fazer toda a musica sozinho.

E dessa necessidade de tocar sozinho as musicas ele pensou em uma forma de tocar a base, a harmonia e o solo (ou tema)da musica no contrabaixo dele, tudo ao mesmo tempo (!). Dai nasceu a técnica do Triplo Domínio que tantos baixistas escutam falar.

Essa linha de raciocínio de Gomes não gerou apenas uma técnica. Para fazer isso ele sentiu que precisava de baixos com mais cordas, pois o de cinco cordas que ele tinha já o limitava. A partir dai ele pediu para um luthier montar um baixo de sete cordas e posteriormente um de oito cordas, portanto gerou baixos novos, que fugiam do padrão conhecido pela maioria das pessoas.

O interessante aqui é que ele pôde pensar diferente, fugindo da função original do baixo, afinal de contas não existe uma regra fundamental na musica que obriga o contrabaixista a ficar somente acompanhando os outros músicos. Acredito que o musico deve fazer o que a musica, naquele momento, está precisando ou "pedindo", e para Chico Gomes era preciso tocar a base, a harmonia e o solo.

Mas para quem pensa que isso é uma coisa simples, o músico sempre enfatiza em suas entrevistas e workshops que quando iniciou esses estudos do Triplo Domínio no começo da década de 90 ele ficou muito tempo para conseguir fazer alguma coisa.

Agora deixo um vídeo de um programa que o pessoal da Venegas Music fez com Chico Gomes, nele ele fala sobre muitas coisas interessantes como quando e de que forma ele começou a desenvolver essa técnica e a afinação de seu contrabaixo. O vídeo é longo, mas vale muito a pena!



**Detalhe para o óculos de Chico na cabeça, na maioria das coisas que vejo sobre esse musico ele esta com esse óculos, é algum amuleto da sorte, ou é código fashion dos santistas usar isso! Sei lá!

4 comentários:

Anônimo disse...

Assistir um Workshops desse cara é um presente para qualquer músico,principalmente para quem toca baixo.
Meu cunhado é baxista e fala muito sobre Chico Gomes.
Gabriel vc me venceu no comentárista do mês do Blog do Tomas,Tudo bem .rsrssr
Parabéns pelo Blog.
È maravilhoso, muito inteligente os postet.
Um abraço!!!
Rose

Gabriel Pogetti Junqueira disse...

Olá Rose..
O Chico Gomes de fato é referencia para quem toca baixo!
hahha
Mas sei que começou as aulas, se não você provavelmnte teria vencido o leitor do mes...
Valew pelo comentário!
Grande abraço!

Unknown disse...

Nao conhecia... Falta de blogs como esse divulgando o Bom do Brasil e falta de nossa própria cultura de se acomodar com o que é popular e só passa no Faustão.

Gabriel Pogetti Junqueira disse...

Obrigado pelo comentário Chico...

De fato ainda carecemos de meios que divulguem a cultura e os talentos nacionais....

Grande abraço