quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Documentário sobre Jhon Nash


Muitos ao lerem o titulo desse post logo saberá de quem estou falando. John Nash é um matemático americano que ficou famoso após o filme "Uma Mente Brilhante". O filme foi indicado a oito oscars e venceu quatro deles. De fato o filme é muito bom, e retrata a luta do matemático e sua família contra a sua esquizofrenia.

Nash ficou famoso no meio acadêmico pela Teoria dos Jogos, que é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Ela procura encontrar estratégias racionais em situações em que o resultado depende não só da estratégia própria de um agente e das condições de mercado, mas também das estratégias escolhidas por outros agentes que possivelmente têm estratégias diferentes ou objetivos comuns.

No filme tem uma cena na qual Nash esta em um bar com seus amigos que caracteriza muito bem isso:



Nesse trecho do filme Nash fala que Adam Smith não está certo quando diz "que em uma competição, a ambição individual serve ao bem comum". Nash diz que o melhor resultado virá quando todos do grupo fizerem o melhor para si e para o grupo!

É um conceito incrivelmente simples, porém que em muitos casos é de difícil aplicação. Muitos empresários precisavam avaliar melhor suas decisões pondo em pratica a ótica de Nash, da mesma forma que ele fez com as garotas no bar!

Hoje, visitando o blog do Felipe Epaminondas vi um artigo sobre o filme "Uma Mente Brilhante", e também um documentário fantástico da PBS sobre Jhon Nash, muito interessante, com relatos de pessoas próximas ao matemático e o próprio Jhon. O documentário pode ser visto aqui ou baixado por torrent.

2 comentários:

projeto cedag disse...

parabens pelo filme e a carreira de jhon nash....simplismente uma mente brilhante

projeto cedag disse...

puts caramba um dos melhores filmes que eu ja assisti