quarta-feira, 3 de março de 2010

Um pouco de Philippe Streiff!

Lendo artigos de F1 hoje na internet, vi uma entrevista de Philippe Streiff, ao site Tazio.

Streiff, 54 anos, foi um piloto de F1 dos anos 80, e muita gente não deve conhecê-lo muito bem. Sua história na categoria ficou marcada pelo acidente sofrido em Jacarépagua com o carro da equipe AGS em 1989. No acidente o piloto sofreu lesôes medulares e ficou tetrapléico desde então.

Lendo a entrevista uma parte me chamou muita a atenção. Principalmente pela postura de Streiff diante de sua realidade:


"O primeiro ano [como tetraplégico] é muito difícil psicologicamente. Você precisa de muito planejamento, de dinheiro, obviamente. Foi por isso que eu pedi ao presidente francês Nicolas Sarkozy para que ajudasse pessoas como eu para poder comprar cadeiras de roda e tudo mais; ajuda financeira se você não puder trabalhar. O meu caso, graças aos meus negócios na F-1, como patrocinadores e relacionamentos, é diferente do de outras pessoas. E também para pagar uma enfermeira ou assistente."

"Meu sonho é seguir em frente, é ser feliz, mesmo que eu seja tetraplégico. É preciso ter paixão em sua vida e eu estou feliz de estar no paddock com meus amigos. Você vê o caso Frank Williams: falei hoje com Patrick Head e ele me disse que Frank Williams está feliz. Ele não está aqui, mas estará no Bahrein, então ele ainda tem paixão. Os meus filhos tinham 3 e 5 anos quando eu bati no Brasil e o segundo, o de 3 anos, estava lá. Agora eles têm 23 e 25 anos, então meu sonho é ser feliz comigo mesmo e com minha família."


É muito legal ver pessoas assim com essa postura, otimista e pró-ativa. Philippe Streiff é uma pessoa que não se acomodou, e sou lidar com suas dificuldades. Hoje ele luta por melhores condições a pessoas que precisam de ajuda para se locomover.

2 comentários:

Tomas disse...

bela historia
geralmente pessoas com esse trauma nao conseguem se recuperar, principalmente um piloto..
mas ele nao
vou dar uma olhada na entrevista lá..

abraço Gabriel!
Tomás

Gabriel Pogetti Junqueira disse...

É verdade Tomás....
Deve ser uma luta muito grande passar por uma coisa assim...
E Philippe conseguiu se sair muito bem...Todos do paddock dizem que ele é uma pessoa muito alegre e carismática!