terça-feira, 9 de março de 2010

A batalha de Davi e o gigante Golias


"Um campeão, Golias, saía do campo dos filisteus todos os dias durantes mais ou menos quarenta dias, desafiando o exército israelita para mandarem um competidor digno. Este gigante filisteu tinha mais ou menos três metros e usava pelo menos 55 kilos de armadura. Confiante na superioridade de seu equipamento e da sua força natural ele propõe uma competição em que o ganhador ficaria com tudo. Ninguém aceitava a proposta!

O jovem Davi foi enviado por seu pai para levar grãos tostados, pães e queijo para os seus irmãos e o seu comandante na frente da batalha. Foi neste campo que a vida de Davi tomou um rumo diferente, e nunca seria a mesma. O resultado final, porém, não aconteceu por acidente. Davi fez coisas que, para sempre, instruirão os jovens e os jovens de coração."


Em certos momentos de nossas vidas podemos nos sentir como na batalha de Davi e Golias. Olhamos para nossa frente e vemos um desafio gigantesco. Para algumas pessoas coisas simples podem se tornar desafios gigantescos, como uma viagem ou uma ida ao dentista. Em outros casos a pessoa se depara com situações de fato desafiadoras, como perder alguém querido ou tomar uma decisão que irá afetar toda sua vida.

Certamente, na vida de muitos, a saída da faculdade e a inserção da pessoa no mercado de trabalho pode se tornar uma batalha contra um gigante! Muitas incertezas tomam os pensamentos, dúvidas vão surgindo ao longo do tempo. Isso somado a cobrança da sociedade faz com que muitos desistam de suas carreiras ao longo do caminho.

Falando de psicologia especificamente o momento de buscar o seu espaço no campo de atuação se faz muito difícil para algumas pessoas. Isso decorre do mercado de trabalho muito saturado, da visão que a sociedade em geral tem do psicólogo, da falta de comunicação entre os profissionais (!), e em alguns casos da falta de preparo da própria pessoa, que sai da faculdade só pensando no retorno financeiro e já pensando em parar de estudar (um erro simplesmente fatal).

Para fins ilustrativos podemos pegar como exemplo a enquete feita no blog "Psicologia" da Ana Rita Dias. Na enquete ela pergunta: Sendo licenciado, tem emprego ou trabalho remunerado ao exercer funções de psicólogo?

Dos 181 profissionais que responderam, 24 deles (13%) responderam que trabalham como psicólogos em parte do seu tempo. 34 participantes (18%)responderam que trabalham na profissão em tempo integral. 6 pessoas (3%) responderam que sim, com cunha. E surpreendentes 117 pessoas (64%) responderam que não trabalham como psicólogos mesmo formados para isso.

É um resultado expressivo, mesmo para uma enquete. O fato é que existe uma grande dificuldade para os recém formados se firmarem na profissão de psicólogo, e não precisamos de muitas enquetes para podermos perceber isso!

Muitas pessoas dão dicas para quem está começando a trabalhar agora, muitas delas espelhadas na história de Davi ao enfrentar Golias. Dicas como: aproveitar das oportunidades que surgirem; não permitir que a sua juventude lhe detenha; visualizar seu sucesso e planejá-lo;

Acredito que essas dicas podem ajudar muitas pessoas. Mas nada funcinará se a pessoa não tiver, dentro dela, o que mais faz falta hoje em dias nos profissionais: A VONTADE!

Através da vontade e da paixão pela profissão a pessoa irá lutar e conseguir passar pelos problemas, e vencer esse gigante!

4 comentários:

Débora =) disse...

Eh isso ae Gab´s!

Mas vale lembrar, que Davi venceu também pq tinha a ajuda de Deus...
Ás vezes a falta de fé é q nos faz perder a vontade de batalhar.
Um vez q acreditamos e confiamos, a vitória é praticamente certa.

;)

Gabriel Pogetti Junqueira disse...

É isso ai Dé!!!
Muito bem lembrado! é muito importante acreditarmos e confiarmos, fé é muito importante!!!

Matheus Mendonca disse...

Zim, de um ponto de vista mais objetivo um pouco, o que falta na grande maioria dos novos profissionais não é simplesmente "vontade", o que falta é vontade de inovar, de arriscar-se, melhor ainda, vontade de sair do anônimato, e então deixar de ser um mero coadjuvante em sua área de atuação, para protgonizá-la.
Acho que você está no caminho certo!!

Gabriel Pogetti Junqueira disse...

Grande Matheus!!
Primeiro de tudo: parabéns pelas recentes conquistas meu irmão!

Realmente, os jovens precisam mudar. Passando a ser parte atuante e modificador dentro do mercado!!