quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Óculos - Saúde e Estética




É interessante refletir sobre os óculos, pois ele se trata de um produto diferenciado dentro do varejo. Se pensarmos, o óculos é um dos poucos produtos que alia a saúde e a estética. O óculos, em sua função primária, serve para corrigir o desvio de luz irregular em nossos olhos e conseqüentemente a má formação de imagens em nossa retina.

Porém uma pessoa não leva apenas a correção visual em conta ao comprar um óculos, no momento da compra ela pensa também na estética dos óculos e mais!: No impacto que aquele óculos irá ter em seu rosto diante da sociedade.

Diante desse raciocínio podemos jogar um novo olhar diante do panorama atual do mercado ótico. Pois bem... Hoje em dia o mercado ótico está envolvido (boa parte do tempo) pela moda, uma vez que o óculos além de corrigir a visão do cliente deve ser um acessório bonito, atual, fashion e que demonstre um determinado status.

Não imagine, leitores, que as óticas estão abarrotadas desses aparatos fashion por uma mera coincidência ou porque os fabricantes de óculos simplesmente acharam que isso ficaria bonito no seu rosto. Esse fenômeno ocorre pelo simples fato de que isso vende, simples assim... Pode parecer uma visão um tanto quanto critica e agressiva, porem não é! Pensando friamente sobre esse tema chegaremos a essa conclusão.

A constante busca por mais vendas, por parte das lojas e fabricantes, atrelado ao mundo da moda, que dita o que se deve ou não usar, gera no mercado ótico uma inversão de valores muito interessante de ser analisar. Hoje, em um numero impressionante dos casos, não se busca mais o conforto visual e a correção e sim a estética e o status.

Não é por acaso que se andarmos na rua de qualquer cidade encontraremos atrocidades como óculos mal adaptado ao rosto da pessoa (totalmente sem proporção). Ou ainda pior, uma pessoa, que visou apenas a estética, e abriu mão de seu conforto visual!

Nenhum comentário: