terça-feira, 8 de junho de 2010

Ninguém vai bater mais forte que a vida...

O trecho abaixo é uma parte do filme ROCKY BALBOA, na verdade a cena em que o filho chama o pai para uma conversa.

O motivo é que Rocky (Sylvester Stallone) resolve mais uma vez lutar e, o filho se “preocupa”, não tanto em o pai se tornar uma vergonha, caso perca, mas em ele ser visto por todos como uma vergonha.

(filho) - Sabe, conviver com você não tem sido fácil. As pessoas me vêem, mas pensam em você; com tudo isso, será pior do que nunca.

(Rocky) - Não precisa ser.

(filho) - Claro que precisa.

(Rocky) - Você tem muitas coisas.

(filho) - O quê? Meu sobrenome? É por isso que consegui o trabalho decente, é por isso que as pessoas me dão atenção. Agora que consegui algo sozinho, acontece isso. Estou pedindo o favor de não fazer isso. Certo? Vai acabar mal para você e para mim.

(Rocky) – Isso te incomoda?

(filho) - De certa forma, sim.

(Rocky) – Nunca quis isso.

(filho) - Não é sua vontade, mas as coisas são assim. Não se importa com o que dizem?

Não se incomoda em virar uma piada e que eu seja incluído nisso?Acha que isso está certo? Acha?

(Rocky) - Não vai acreditar, mas você costumava caber aqui (na mão).
Eu dizia para sua mãe:
“Ele vai ser a melhor pessoa do mundo”. “Ele vai ser melhor do qualquer um”.
E você cresceu bom e maravilhoso.
Foi ótimo assistir, cada dia foi um privilégio.
Quando chegou a hora de virar homem e ganhar o mundo, você foi.
Mas em algum lugar, você mudou. Deixou de ser você. Você se deixou convencer de que não é bom. E quando a coisa apertou, começou a procurar algo para culpar, como uma grande sombra.
Vou dizer algo que já sabe:
O mundo não é feito de arco-íris. É um lugar ruim e duro, e não importa o quão forte seja, vai colocá-lo de joelhos e vai deixá-lo lá. Ninguém vai bater mais forte do que a vida, mas não importa como bate, e sim o quanto agüenta apanhar e continuar tocando. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha.
Se tem valor, busque o que é digno de você.
Tem que estar disposto a apanhar, e não levar dedo na cara, dizendo que não é o que deseja por causa de ninguém.
Covardes fazem isso.
Você não é assim, é melhor que isso.
Sempre vou amar você de qualquer jeito, não importa o que aconteça. Você é meu filho e é meu sangue. É a melhor coisa da minha vida, mas até acreditar em si mesmo, não terá uma vida.



É interessante o ponto de vista que o lutador no filme nos coloca. "Ninguém vai bater mais forte que a vida". É uma frase que pode mudar nossa postura diante dos problemas que vão surgindo a nossa volta.

Quem nunca teve um dia de cão? Quem nunca chegou em um ponto da vida que pensou não conseguir mais ir adiante? E sempre reclamando...

Porque não olhar as coisas de um ponto de vista diferente? Porque não pensar que a vida é quem vai sempre bater mais forte, e que o seu sucesso vai depender da sua força de vontade, e do quanto você irá aguentar?

É engraçado esse pensamento, pois muita gente ainda irá pensar que um dia viverá sem problemas em suas vidas, e será feliz. Um tanto quanto utópico não é não? Seria mais facil reconhecer que somos seres humanos, seres de relação, e dentro disso seres que sofrem, e que tem assuntos para resolver...

Dentro dessa linha de raciocínio, podriamos procurar a nossa felicidade todo dia, nas pequenas coisas, em pequenas conquistas, ou no simples fato de ter aguentado os baques da vida.

5 comentários:

Unknown disse...

"Ninguém vai TE bater mais forte que a vida".
Amo-te.

Gabriel Pogetti Junqueira disse...

É isso ai loira!!!
Valeu pelo comentario..
tbm te amo!

Marina Feitosa disse...

Primeiro que adoro esses posts que saem "do nada", meio que baseados em alguma coisa que a gente viu ou ouviu num dia qualquer. Depois que você construiu algo bem bacana sobre isso. Gostei mesmo!

Um beijo.

Unknown disse...

Primo, arrasou no post... Sabe que eu estava precisando ler coisas do tipo... A gente fica tão acostumada a reclamar e lamentar dos acontecimentos, e esquecemos de qto isso nos fortalece, nos henriquece e nos motiva diante de outras dificuldades. Parabéns!
Beijoss

Gabriel Pogetti Junqueira disse...

Obrigado pessoal pelos comentários..
fico feliz que tenham gostado do post!!

Grande abraço!