sexta-feira, 2 de abril de 2010

O dia de folga de Ferris Bueller!

Comecei essa semana com um post da "Sabedoria Homer" (3), e foi uma semana bem complicada para mim... Corrida e cheia de compromissos, alguns legais, outros burocráticos (e um teste para paciência de qualquer um).

Confesso que tive que usar a sabedoria do barrigudo amarelo para resolver alguns problemas essa semana. Tive que fazer algumas coisas no "estilo Homer" (o jeito errado só que mais rápido).

E hoje, sem motivo algum, entrei no youtube, e busquei por um vídeo bem legal. O vídeo é do filme "Curtindo a Vida Adoidado" na parte da musica Twist And Shout. Essa pequena parte me fez lembrar de todo o filme, e sua mensagem para quem o assiste. E mais! Me fez refletir sobre qual o verdadeiro significado de tanta correria, tantas responsabilidades e o ritmo de vida atual em que vivemos.

Para quem não sabe, Curtindo a Vida Adoidado foi um sucesso dos anos 80 aonde o personagem Ferris Bueller mata aula e resolve tirar um dia de folga para curtir o dia com sua namorada e seu melhor amigo. O filme foi rodado no ano de 85, em uma época que a guerra fria estava em seu fim e uma aparente calmaria se instalava no mundo. Isso justifica a frase de Ferris em que ele olha para a câmera e diz que a vida passa depressa e quem não aproveita acaba não vivendo!

É engraçado ver um filme de 25 anos atrás ainda trazendo uma mensagem tão importante e pertinente para os dias de hoje. Parece que quando Ferris tira o dia de folga e curte a vida, ele esta mandando um recado para as pessoas, e lhes fazendo uma pergunta também: Qual o verdadeiro objetivo de se matar no trabalho ou em suas obrigações se você não pode nem se divertir um pouco?

Não podemos confundir a mensagem do filme, achando que é uma razão para sair por ai sem fazer nada, se tornando alienado e tendo um descaso com a realidade. Mas acredito que devemos pensar se não é possível sermos responsáveis e ainda assim saber desfrutar das oportunidades da vida!

A idéia aqui não é sair por ai, subindo em um carro alegórico de desfile na principal avenida da cidade e cantar Twist And Shout levando a população a loucura. E sim saber dosar as obrigações do dia-a-dia com um pouco de bom humor, ou com um tempo para si mesmo.

Porque não tirar 10 minutos para refletir sobre o seu trabalho, ou sua situação familiar? Ou ao invés de sair para festas de exageros, ficar em casa e saber curtir uma boa companhia de amigos? Ou simplesmente tentar encarar os problemas de uma forma mais positiva!

Fica neste post um espaço para pensarmos no que de fato são nossas prioridades... E também deixo aqui a parte do filme que deu o mote para esse pequeno texto.

Ah! Um pequeno destaque para o minuto 1:54 do vídeo, aonde o pai de Ferris Bueller olha da janela a folia do filho na avenida e da uma "dançadinha", como se ele estivesse entendendo o recado do garoto!

2 comentários:

Unknown disse...

nossa...
realmente temos q pensar nossas prioridades...
vc escreve bem hein gabriel...
bjim...
nana

Gabriel Pogetti Junqueira disse...

Oi Nana
Isso é uma coisa que todos devemos fazer....
Obrigado pelo elogio!!!!
bjao