quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

P.C.O.- Pesquisa de Clima Organizacional!


Vivemos atualmente em um mundo de grandes mudanças que nos demandam intensas atualizações. Nos encontramos na era da informação, aonde dados sobre quase qualquer assunto pode ser encontrado de uma forma muito rapida. As rapidas mudanças acaba gerando um grande impacto em nossas vidas de uma forma geral, o ritmo de vida de hoje em dia é muito diferente do ritmo de vida de dez anos atras.

No mundo empresarial essa globalização tem um impacto muito mais visivel. O mundo em plena mudança e o capitalismo a todo vapor faz com que a vida de cada individuo se torne muitas vezes um turbilhão de problemas e atropelos.

É nesse cenário que se faz cada vez mais necessario nas empresas um trabalho voltado para o lado mais subjetivo do trabalhados e das empresas. Em muitos momentos os numeros e resultados são valorizados de uma forma massissa, deixando de lado um dos fatores mais importantes dentro de um ambiente empresárial. Muitos empresários e donos de negócios hoje em dia não se atentam a forma como sua equipe esta se portando diante dos problemas, e se ela esta de fato motivada e sintonizada aos ideais da empresa nas quais elas trabalham.

Dessa forma, torna-se cada vez mais necessário à área de Recursos Humanos mensurar suas ações através de procedimentos que possam respaldar ao máximo sua atuação nas organizações, fazendo com que as empresas visualizem o lado subjetivo dos seus trabalhadores. Para que isso seja feito o Recursos Humanos conta com algumas ferramentas. Dentre elas a Pesquisa de Clima Organizacional, que podemos chamar de ponto inicial para se iniciar um programa dentro de uma empresa na qual se tem a intenção de melhorar a comunicação interna, bem como o clima da empresa.

Afinal de contas, o que é uma Pesquisa de Clima Organizacional? É um instrumento voltado para análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades. Objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.

E entendendo o que é de fato uma pesquisa de clima organizacional chegamos a mais um questionamento: Para que eu irei disponibilizar dinheiro e tempo de meus funcionários para desenvolver esse instrumento dentro de minha empresa? Essa pesquisa é uma ferramenta de trabalho para que se possa mapear a forma como a equipe esta se comportando e se motivando, dando assim, indicativos de pontos fracos e fortes dentro da empresa, e é aonde se deve trabalhar cada item selecionado para o questionário da pesquisa de clima.

É muito importante se conscientizar da importância dessa ferramenta para que os resultados possam ser analisados da melhor maneira e direcionado para que se possa solucionar eventuais desvios no clima da organização.

A Pesquisa de Clima Organizacional pode ser um fator determinante para o andamento da equipe de uma empresa, porem, isso só será permitido a partir do momento que os dados obtidos forem trabalhados com seriedade e que a pesquisa não fique “engavetada”. Essa ferramenta de trabalho deve ser constantemente utilizada pelo núcleo de RH, e os dados devem ser exaustivamente trabalhados por toda a organização.


De nada irá adiantar gastar dinheiro e tempo em uma pesquisa para que os resultados fiquem parados ou que não se de a devida atenção para eles.


* Sim, o blog ainda esta em ritmo lento, porem o ano de 2010 promete, e diferentemente de outras épocas estou com a cabeça fervilhando de temas e assuntos que acho instigantes, até a proxima!!!

Nenhum comentário: